Aparelho Ortodôntico Fixo Estético

O aparelho fixo estético é indicado para pacientes que buscam um alinhamento no seu sorriso, mas preferem um tratamento mais discreto e um orçamento mais acessível em relação ao Invisalign. 

A mecânica do movimento é semelhante ao aparelho fixo metálico e são indicados para praticamente todas as correções ortodônticas.

Os braquetes estéticos podem ser feitos de policarbonato, porcelana  ou safira que são colados na superfície dental, o fio ortodôntico fica preso ao braquete por elásticos transparentes.

Os braquetes feitos de policarbonato (plástico), são os aparelhos mais baratos nessa categoria, possuem uma cor leitosa e podem pigmentar no contato de alguns alimentos, como por exemplo café e vinho tinto.

Os braquetes de porcelana são mais esbranquiçados e resistentes comparados ao policarbonato, não pigmentam com os alimentos, porém as borrachinhas que prendem o fio ao braquete podem amarelar.

Braquetes feitos de safira são mais estéticos, resistentes e mais caros. Por serem transparentes se assemelham melhor as tonalidades do dente. Não sofrem pigmentação com o tempo.

Para evitar esses problemas de pigmentação dos elásticos existem as opções autoligáveis, que dispensam o uso de borrachinhas para prender o arco ortodôntico.